04/08/2022 às 15h34min - Atualizada em 04/08/2022 às 15h34min

BIZARRO: Cientistas criaram os primeiros 'embriões sintéticos' do mundo

Os primeiros “embriões sintéticos” do mundo foram criados com sucesso por cientistas do Instituto Weizmann em Israel, ignorando a necessidade de esperma, óvulos e fertilização.

The Guardian
Os cientistas descobriram que as células-tronco de camundongos podem se auto-montar em estruturas semelhantes a embriões com um trato intestinal, o início de um cérebro e um coração pulsante.

Isso marca a primeira vez que os pesquisadores desenvolveram embriões de camundongos totalmente sintéticos fora do útero.

The Guardian relata: Conhecidos como embriões sintéticos porque são criados sem óvulos fertilizados, espera-se que as estruturas vivas, no curto prazo, conduzam a uma compreensão mais profunda de como os órgãos e tecidos se formam durante o desenvolvimento de embriões naturais.

Mas os pesquisadores acreditam que o trabalho também pode reduzir a experimentação animal e, em última análise, abrir caminho para novas fontes de células e tecidos para transplante humano. Por exemplo, células da pele de um paciente com leucemia podem ser potencialmente transformadas em células-tronco da medula óssea para tratar sua condição.

“Notavelmente, mostramos que as células-tronco embrionárias geram embriões sintéticos inteiros, o que significa que isso inclui a placenta e o saco vitelino ao redor do embrião”, disse o professor Jacob Hanna, que liderou o esforço. “Estamos realmente empolgados com este trabalho e suas implicações.” O trabalho está publicado na Cell .

No ano passado, a mesma equipe descreveu como eles construíram um útero mecânico que permitiu que embriões naturais de camundongos crescessem fora do útero por vários dias. No trabalho mais recente, o mesmo dispositivo foi usado para nutrir células-tronco de camundongos por mais de uma semana, quase metade do tempo de gestação de um camundongo.

Enquanto a maioria das células-tronco não conseguiu formar estruturas semelhantes a embriões, cerca de 0,5% se combinou em pequenas bolas que desenvolveram tecidos e órgãos distintos. Quando comparados com embriões naturais de camundongos, os embriões sintéticos eram 95% iguais em termos de estrutura interna e perfis genéticos das células. Tanto quanto os cientistas podiam dizer, os órgãos que se formaram eram funcionais.

Hanna disse que os embriões sintéticos não eram embriões “reais” e não tinham potencial para se desenvolver em animais vivos, ou pelo menos não tinham quando foram transplantados para os úteros de camundongos. Ele fundou uma empresa chamada Renewal Bio que visa cultivar embriões sintéticos humanos para fornecer tecidos e células para condições médicas.

“Em Israel e em muitos outros países, como EUA e Reino Unido, é legal e temos aprovação ética para fazer isso com células-tronco pluripotentes induzidas por humanos. Isso está fornecendo uma alternativa ética e técnica ao uso de embriões”, disse Hanna.

James Briscoe, um dos principais líderes do grupo do Francis Crick Institute em Londres, que não esteve envolvido na pesquisa, disse que era importante discutir a melhor forma de regular o trabalho antes que os embriões sintéticos humanos fossem desenvolvidos.

“Os embriões humanos sintéticos não são uma perspectiva imediata. Sabemos menos sobre embriões humanos do que embriões de camundongos e a ineficiência dos embriões sintéticos de camundongos sugere que traduzir as descobertas para humanos requer mais desenvolvimento”, disse Briscoe.

Mas, acrescentou: “Agora é um bom momento para considerar a melhor estrutura legal e ética para regular a pesquisa e o uso de embriões sintéticos humanos e atualizar os regulamentos atuais”.

Falando ao StatNews , o professor Paul Tesar, geneticista da Case Western Reserve University, disse que quanto mais os cientistas empurram os embriões derivados de células-tronco cada vez mais longe no caminho do desenvolvimento, mais os embriões sintéticos e naturais começam a se fundir.

“Sempre haverá uma área cinzenta”, disse ele. “Mas, como cientistas e como sociedade, precisamos nos unir para decidir onde está a linha e definir o que é eticamente aceitável.”

A criação de embriões humanos “sintéticos” está fora da estrutura legal da Lei de Fertilização e Embriologia Humana do Reino Unido, mas seria ilegal usá-los para estabelecer uma gravidez em uma mulher, porque eles não são classificados como “embriões permitidos”.

Compartilhe esta notícia, muitos precisam depertar para a realidade, continuar negando os fatos será um caminho sem volta.

E mais...