18/06/2022 às 10h11min - Atualizada em 18/06/2022 às 10h11min

Cientistas descobrem mundo oculto sob plataforma de gelo na Antártica

A 500 metros de profundidade, escondidas sob camadas de gelo, vivem pequenas criaturas semelhantes a camarões pertencentes a um ecossistema subaquático até então desconhecido

Um só planeta
(Reprodução)
Ameaçados pela crise do clima, os polos abrigam formas de vida e ecossistemas ainda desconhecidos pela ciência. Por isso, a descoberta de pequenas criaturas semelhantes a camarões vivendo nas profundezas do manto gelado da Antártica foi recebida com surpresa e efusão na comunidade científica.

A descoberta ocorreu durante pesquisas sobre os efeitos na região do degelo provocado pelo aquecimento global. Ao observar imagens de satélite da plataforma de gelo Ross, a maior do continente, os cientistas observaram um possível estuário em uma ranhura na imagem. É sabido que sob o gelo espesso existem rios bem profundos.

Ao perfurar a região observada eles encontraram, 500 metros abaixo da plataforma, um ecossistema subaquático até então desconhecido e habitado por anfípodes, crustáceos parentes das lagostas, caranguejos e ácaros.

Criaturas semelhantes a camarões no ecossistema subaquático recém-descoberto. — Foto: NIWA / Craig Stevens

“Por um tempo, pensamos que algo estava errado com a câmera, mas quando o foco melhorou, notamos um enxame de artrópodes de cerca de 5 mm de tamanho”, disse Craig Stevens, do Instituto de Água e Atmosfera da Nova Zelândia (Niwa), ao jornal The Guardian.

“Observar e provar a existência do rio foi como ser o primeiro a entrar em um mundo oculto”, acrescentou o líder do projeto, Huw Horgan da Universidade de Victoria em Wellington. Agora, os pesquisadores observam o comportamento das criaturas e investigam as condições de vida nesse ecossistema.

+Documento oficial da Pfizer revela que a Pfizer apresentou evidências de que os destinatários da vacina Covid-19 sofrem de doença autoimune e doença aprimorada associada à vacina como eventos adversos, mas o FDA optou por ignorá-lo.
“VIAJANTE DO TEMPO” DIZ QUE É O ÚNICO SOBREVIVENTE DA TERRA EM 2028
+Desenvolvedor do Google chegou à conclusão de que a IA criada pela empresa tem consciência!
A chocante profecia da Idade de Ouro de 1150 dC previu os eventos de hoje e a queda da Rússia?
Nova descoberta explica anéis de gelo gigantes encontrados na Sibéria