21/06/2021 às 09h30min - Atualizada em 21/06/2021 às 00h38min

O CDC convoca reunião urgente para investigar 226 casos de inflamação do coração em meninos adolescentes após receberem injeções da Pfizer ou Moderna após Israel relatar que encontrou uma ligação provável à condição em homens jovens após a segunda dose da Pfizer.

Autoridades de saúde dos EUA anunciaram na quinta-feira que estão investigando o que parece ser mais relatos do que o esperado de inflamação do coração em adolescentes e jovens adultos do sexo masculino após receberem suas segundas doses da vacina Pfizer ou Moderna

Cristina Barroso
Daily Mail
(REPRODUÇÃO)
O CDC convocou uma reunião urgente sobre o número maior do que o esperado de jovens que tiveram inflamação cardíaca após receber as vacinas Pfizer e Modern - apenas uma semana depois de Israel alegar ter encontrado uma ligação entre os casos e a injeção da Pfizer.
O CDC, assim como outros reguladores de saúde em todo o mundo, têm investigado as ligações entre os casos de inflamação do coração e as vacinas COVID-19 desde que Israel relatou na semana passada ter encontrado uma ligação provável à condição em homens jovens após a segunda dose de Pfizer.
A reunião de emergência do CDC, realizada em 18 de junho, abordou os 226 casos plausíveis de inflamação do coração em jovens - afetando principalmente meninos e homens jovens - após receberem suas segundas doses das vacinas Pfizer e Moderna.

Embora o CDC tenha reconhecido na quinta-feira (17) que o número de casos foi maior do que o esperado, eles disseram que ainda são raros.
Os casos relatados podem atender à 'definição de caso de trabalho' do CDC de miocardite e pericardite após as injeções, disse a agência. Miocardite é a inflamação do músculo cardíaco, enquanto a pericardite é a inflamação do revestimento externo do coração.


O CDC convocou uma reunião urgente para tratar do número maior do que o esperado de jovens que tiveram inflamação cardíaca após receber as vacinas Pfizer e Moderna


Autoridades de saúde dos EUA anunciaram na quinta-feira que estão investigando o que parece ser mais relatos do que o esperado de inflamação do coração em adolescentes e jovens adultos do sexo masculino após receberem suas segundas doses da vacina Pfizer ou Moderna

Entre os 226 casos notificados, três estão em terapia intensiva, 15 estão hospitalizados e 41 apresentam sintomas contínuos. Os 167 restantes se recuperaram.
Não está claro se alguma das condições é causada pelos disparos.

Esses tipos de inflamação do coração podem ser causados ​​por uma variedade de infecções, incluindo um surto de COVID-19, bem como por certos medicamentos. No passado, houve raros relatos após outros tipos de vacinação.
Mais de 130 milhões de americanos receberam sua primeira e segunda doses das vacinas Pfizer e Modern. Isso significa que apenas 0,000173846 por cento das pessoas que receberam sua segunda dose relataram tal efeito.
Os casos são relatados por meio do Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS) dos EUA, que aceita relatórios de todos, independentemente da plausibilidade da vacina que causa o sintoma.

No total, o VAERS recebeu 573 notificações de miocardite e pericardite após o paciente ter recebido sua segunda dose. Um total de 372 notificações foram de pessoas que tinham a vacina Pfizer, enquanto os 201 restantes tinham Moderna.
Outros 216 casos de inflamação cardíaca também foram relatados após a administração de uma das vacinas.
Mais da metade dos casos relatados após a segunda dose ocorreram em pessoas com idades entre 12 e 24 anos, o que representa menos de 9% das doses administradas.

Quase dois quintos dos casos eram do sexo masculino.

A esmagadora maioria dos casos ocorreu dentro de uma semana após a vacinação e os sintomas incluíram dores no peito e dificuldades respiratórias.
Dr. Tom Shimabukuro, que é o vice-diretor do Escritório de Segurança de Imunização do CDC, disse na quinta-feira que as descobertas foram em sua maioria 'consistentes' com o relatório divulgado na semana passada pelo Ministério da Saúde de Israel.
Israel afirmou no início de junho que sua pesquisa mostrou que a vacina da Pfizer é a causa "provável" da inflamação do coração em um número muito pequeno de pessoas que recebem a vacina.
O Ministério da Saúde havia encontrado 148 casos de miocardite logo após a vacinação do paciente.

No total, 275 casos foram detectados entre os mais de cinco milhões de pessoas que receberam o jab da Pfizer em Israel, que teve um dos lançamentos de jab mais bem-sucedidos do mundo.
Nos 127 casos restantes, não está claro se eles estão relacionados à vacina.
Isso foi equivalente a apenas 0,005 por cento dos destinatários, ou uma em 20.000 pessoas.


O CDC tem investigado as ligações entre os casos de inflamação do coração e as vacinas COVID-19 desde que Israel relatou na semana passada que encontrou uma ligação provável à condição em homens jovens após a segunda dose da Pfizer. Um menino é fotografado recebendo sua vacina em Jerusalém na semana passada




Para os 148 casos 'provavelmente' ligados à vacina, a taxa foi de 0,003 por cento - embora metade deles tivesse outros problemas de saúde subjacentes.
Israel foi um dos primeiros a alertar sobre problemas de saúde relacionados à vacina da Pfizer.
Em maio, funcionários da Agência Europeia de Medicamentos também relataram o recebimento de 107 notificações de miocardite após a vacina Pfizer.
O órgão regulador médico da Grã-Bretanha anunciou na sexta-feira que ainda não detectou qualquer ligação entre as vacinas da Pfizer e da Moderna e danos ao coração.

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA), que política a segurança de medicamentos no Reino Unido, disse que está "monitorando de perto os relatórios de miocardite e pericardite recebidos com as vacinas COVID".
Ele registrou apenas 34 casos de miocardite após as injecções da Pfizer - um número semelhante ao após a vacina AstraZeneca - e apenas dois após a Moderna, mas diz números "semelhantes ou abaixo dos níveis de fundo esperados".
Dos 14,7 milhões de pessoas que receberam uma injeção da Pfizer, 0,0004 por cento sofreram miocardite ou pericardite. A taxa foi ligeiramente mais baixa em pacientes que receberam AstraZeneca: 0,0003 por cento dos 24,5 milhões de pessoas que receberam a primeira dose.
Pelo menos um oficial de saúde no Canadá associou a vacina Pfizer à inflamação do coração.

O Dr. Peter Liu, diretor científico do Instituto do Coração da Universidade de Ottawa e especialista em miocardite, disse na semana passada que viu dois casos que acredita estarem relacionados à vacinação no mês passado.
Ele disse ao Ottawa Citizen: 'Nunca se pode ter certeza, mas é mais do que uma coincidência. Estamos aprendendo mais sobre isso a cada dia. '
Os médicos foram alertados pela primeira vez sobre a possível ligação entre miocardite e vacinas em maio, em meio a relatos de casos em jovens do sexo masculino.
O CDC tem instado os provedores a perguntar aos pacientes com sintomas de inflamação do coração se eles tomaram a vacina COVID-19.

No início deste mês, foi relatado que sete meninos adolescentes nos Estados Unidos haviam sofrido inflamação do coração após a segunda injeção da Pfizer.
O estudo descobriu que os meninos, com idades entre 14 e 19 anos, desenvolveram dor no peito poucos dias após receberem a segunda injeção.
Os exames de imagem do coração mostraram miocardite. Nenhum estava gravemente doente e todos estavam saudáveis ​​o suficiente para serem mandados para casa depois de dois a seis dias no hospital.
Na mesma época, o Departamento de Defesa começou a rastrear 14 casos.

A Pfizer recebeu autorização de uso de emergência para crianças com 12 anos ou mais no mês passado. Agora está trabalhando em testes com crianças de apenas seis meses de idade.
Moderna ainda está disponível apenas para adultos.
Enquanto isso, as vacinas AstraZeneca e Johnson & Johnson também foram investigadas quanto a possíveis - extremamente raros - laços com coágulos sanguíneos.


Diretor do CDC Dr. Rochelle Walensky durante uma audiência do Subcomitê de Dotações do Senado em maio. A reunião de emergência do CDC foi realizada em 18 de junho


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »