09/06/2021 às 10h02min - Atualizada em 09/06/2021 às 10h02min

EXPOSIÇÃO: Revelada a infiltração de propaganda da China comunista na mídia italiana

“Onde quer que os leitores estejam, onde quer que estejam os espectadores, é aí que os relatórios de propaganda devem estender seus tentáculos.” - Xi Jinping, fevereiro de 2016

Lucas Silva
BREITBART

Desde que se tornou o primeiro país das nações do G7 a assinar o Belt and Road Initiative da China em 2019, a Itália viu a nação comunista se infiltrar em sua grande mídia, incluindo o serviço de notícias da Itália, um jornal nacional de negócios e um tablóide pertencente à família de ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

“Onde quer que os leitores estejam, onde quer que estejam os espectadores, é aí que os relatórios de propaganda devem estender seus tentáculos.” - Xi Jinping, fevereiro de 2016

Antes de uma visita oficial do ditador chinês Xi Jinping em 2019, o chefe do Gabinete de Informação do Conselho de Estado (departamento de propaganda estrangeira da China) Jiang Jianguo  disse a um grupo de importantes figuras da mídia italiana que a assinatura do Belt and Road Initiative (BRI) - O plano da China para o domínio econômico mundial - traria consigo “novas oportunidades para intercâmbios de mídia e cooperação pragmática entre a China e a Itália”.

Esta nova cooperação com propagandistas chineses foi anunciada com uma série de vídeos em italiano de "Xi Jinping's Classical Quotes" transmitida na Mediaset da Itália e na Cinitalia , uma revista em chinês e meio de comunicação multimídia desenvolvida para o mercado italiano pelo estado propriedade do China Media Group.


 

Três meses antes da viagem de Xi Jinping à Itália, um jornal nacional de propriedade do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, Il Giornale , começou a publicar artigos escritos sob o nome de Cinitalia. O jornal continua a publicar artigos de propaganda da Cinitalia até hoje, sem revelar aos leitores que são, na verdade, artigos cuidadosamente elaborados e produzidos por uma organização do governo chinês, em vez de notícias genuínas. A página não dá nenhuma indicação de envolvimento do Partido Comunista nos textos.

Uma revista publicada pela Cinitalia admite abertamente que produz seu conteúdo italiano em associação com a Embaixada da China na Itália.

 

Em 9 de maio, Il Giornale publicou um artigo da Cintialia  que sugeria relatórios que confirmavam o genocídio do povo uigur e de outros grupos étnicos muçulmanos na China em Xinjiang - até agora reconhecido pelos parlamentos britânico , canadense e  holandês e pelo Departamento de Estado dos EUA  - são "mídia manipulação de eventos ”elaborada para usar“ questões de direitos humanos ”para promover a agenda de política externa dos Estados Unidos.

Actualmente estima-se que existem cerca de dois milhões de uigures atualmente em campos de concentração na região, onde eles foram  supostamente  sujeitas a esterilização forçada , a colheita de órgãos , tortura , lavagem cerebral , estupro e assassinato . O governo chinês nega veementemente, mas se recusou a permitir o acesso de observadores independentes para inspecionar os chamados campos de “treinamento vocacional” em Xinjiang.

Um artigo de janeiro publicado no mesmo jornal de Berlusconi intitulado “Walking Around Wuhan” saúda as políticas draconianas do governo local e nacional por supostamente trazer a cidade de volta à normalidade. O artigo de propaganda chinesa falha em mencionar que todas as evidências atualmente disponíveis sugerem que a pandemia de coronavírus começou em Wuhan, uma afirmação que o PCCh  rejeitou . As autoridades chinesas assumiram oficialmente a posição de que o vírus se originou nos Estados Unidos, embora outros tenham  sugerido  que o vírus se originou primeiro na Itália. Nenhuma evidência científica apóia essas teorias até o momento.

 

Os artigos de propaganda chinesa mais recentes executados por Il Giornale incluem: “As pandemias são vencidas pela colaboração sem fronteiras “, “ Fórum de Saúde Global, as 5 dicas de Xi para proteger a saúde humana “ e “ Ciência, tecnologia, inovação: Xi projeta a China do futuro “.

O proprietário do Il Giornale , Silvio Berlusconi, o polêmico ex-primeiro-ministro da Itália, já criticou o regime chinês no passado. No entanto, em meio a problemas financeiros em 2017, ele vendeu o clube de futebol AC Milan para um grupo de investidores chineses por 740 milhões de euros (US $ 788 milhões).

“Devemos melhorar a comunicação voltada para o exterior, experimentando métodos com novos conceitos, domínios e expressões que são compreendidos tanto pela China quanto pelo resto do mundo, contando a verdadeira história de nosso país e fazendo nossa voz ser ouvida.”

Mensagem de Xi Jinping aos jornalistas chineses, 8 de novembro de 2020

Outro jornal nacional na Itália, Milano Finanza , também tem publicado artigos de propaganda da Cinitalia, um dos quais foi escolhido pela versão em italiano do MSN, saudando a  China por ter “eliminado a pobreza” - uma falsa alegação que a China faz ao  reduzir artificialmente o padrão de pobreza extrema do limite do Banco Mundial de US $ 1,90 por dia para o novo padrão comunista de US $ 1,52 por dia.

A National Associated Press Agency (ANSA), equivalente da Itália à Associated Press (AP) ou Agence France Presse (AFP), também publicou até 50 artigos em italiano por dia da Xinhua News Agency, o serviço de notícias estatal para o Partido Comunista Chinês. Novamente, a ANSA não divulga a seus leitores que o governo chinês administra e aprova todo o conteúdo da Xinhua.


 

Neste mês, os Estados Unidos forçaram a Agência de Notícias Xinhua a se registrar como agente estrangeiro, cerca de três anos depois que o Departamento de Justiça do presidente Trump ordenou que a agência de  notícias chinesa o fizesse.

 

Em declarações à Breitbart London, Francesco Galietti, do think tank Policy Sonar, com sede em Roma, disse que os chineses “cem por cento” se infiltraram na mídia italiana.

O Dr. Galietti disse que “a enorme influência da China na Itália tem mais a ver com a captura da elite do que com o povo, que permanece em grande parte hostil em relação à China”.

Ele disse que grande parte dessa captura de elite veio como resultado da virada do Vaticano para Pequim pelo Papa Francisco, sob cuja liderança o Vaticano assinou um acordo polêmico com o Partido Comunista em 2018, que concede ao governo chinês o poder de selecionar católicos bispos na China. O acordo foi renovado  em outubro.

O Papa Francisco também foi criticado por não condenar as atrocidades dos direitos humanos na China, permanecendo notavelmente calado sobre a perseguição de minorias religiosas, como cristãos chineses, praticantes do Falun Gong e o tratamento genocida dos uigures muçulmanos em Xinjiang.

O Dr. Galietti disse que a influente comunidade de Villa Nazareth, que inclui o ex-primeiro-ministro Giuseppe Conte, tem sido fundamental para buscar laços mais estreitos com a China. Conte, observou ele, participou da cerimônia de renovação do acordo Vaticano-China no ano passado.

“O método mais eficaz de propaganda dirigida às forças inimigas é libertar soldados capturados e dar tratamento médico aos feridos ... Sempre que soldados das forças inimigas são capturados, imediatamente fazemos propaganda entre eles ... Isso imediatamente destrói a calúnia do inimigo que os 'bandidos comunistas matam todos à primeira vista'. ”

- Os escritos militares selecionados de Mao Zedong

O impulso da propaganda da China na Itália aumentou durante a crise do coronavírus chinês, de acordo com um relatório deste mês da Federação Internacional de Jornalistas (IFJ). Ao mesmo tempo, Pequim estava gastando milhões para enviar suprimentos médicos, como máscaras, kits de teste e equipamentos de proteção individual (PPE) para países europeus, incluindo a Itália.

O relatório da IFJ afirmou que, após a primeira onda do coronavírus, que atingiu a Itália de maneira particularmente forte,  os veículos de propaganda chinesa começaram a oferecer gratuitamente conteúdo em língua italiana aos meios de comunicação do país.

Um jornalista disse: “Eles nos pediram para dar mais espaço ao discurso de Ano Novo do presidente Xi Jinping. Eles nos deram gratuitamente, traduzido diretamente para o italiano. E nós transmitimos, é claro, não no melhor momento. ”

Outro jornalista disse que ofertas de conteúdo gratuito por parte dos chineses "muitas vezes aconteciam ao mesmo tempo em que outras notícias eram publicadas que colocavam a China em uma posição negativa, como eles lidaram com a situação do Covid [coronavírus chinês]" e, portanto, o regime chinês queria peças de propaganda fluff positivas para neutralizar a imprensa negativa a favor de Pequim durante a pandemia.

O novo livro investigativo do editor-chefe da Breitbart News Alex Marlow,  Breaking the News: Exposing the Establishment Media's Hidden Deals and Secret Corruption ,  detalhou como o Partido Comunista Chinês pagou à imprensa ocidental para publicar "advertorials" (anúncios semelhantes a notícias) escritos por O principal porta-voz da China em língua inglesa, China Daily,  sob o nome de "China Watch".

Jornais americanos, incluindo New York Times ,  The Washington Post ,  The Wall Street Journal ,  Los Angeles Times , Seattle Times , Chicago Tribune , Foreign Policy , Houston Chronicle , Boston Globe , entre outros, receberam dinheiro do estado chinês para veicular propaganda artigos.

NY Times  sozinho publicou mais de 200 publicitários, arrecadando cerca de US $ 50.000 do China Daily. Washington Post e o Wall Street Journal supostamente arrecadaram milhões para veicular propaganda estatal semelhante. Daily Telegraph  da Grã-Bretanha também estava envolvido no esquema e apenas anunciou que encerraria a campanha de propaganda no ano passado.

Marlow observou que o conselho do New York Times está cheio de representantes de grandes corporações internacionais que têm laços comerciais atuais ou futuros com a China comunista, incluindo Facebook, Verizon e AIG. Portanto, não é surpreendente, observou o editor-chefe da Breitbart, que o NY Times , entre outros, estivesse na vanguarda na tentativa de desacreditar a ideia de que o coronavírus era resultado de um vazamento de laboratório na China.

 

A campanha de influência da China na Itália aparentemente deu frutos, com uma pesquisaconduzida pelo SWG no ano passado descobrindo que 52 por cento do público italiano vê a China como um "amigo", em comparação com a Rússia com 32 por cento e os Estados Unidos com apenas 17 por cento. cent. Este foi um aumento dramático na popularidade da China na Itália, subindo 42 por cento após a adesão à Belt and Road Initiative.

A Itália tem sido um pilar fundamental do BRI para a China, tendo em vista o acesso do país à União Europeia e seus portos estratégicos para produtos de fabricação chinesa. Além de laços econômicos e de mídia, os dois países também concordaram em projetos científicos conjuntos, inclusive  entre a Agência Espacial Italiana (ISA) e a Administração Espacial Nacional da China (CNSA).

O chefe do Policy Sonar, Francesco Galietti, disse à Breitbart London que há alguma esperança para a Itália tomar uma posição diferente na China sob o recém-empossado primeiro-ministro Mario Draghi, dizendo que Xi Jinping provavelmente não “receberá de Roma os tributos imperiais a que tinha direito com Conte. ”

Ele advertiu que o parlamento italiano ainda está “cheio” de simpatizantes chineses.

%banner%

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »